quinta-feira, 21 de maio de 2009

São Borja fará controle de tráfego urbano

Por Daiele Tusi
O decreto número 12.007, emitido em 29 de abril de 2009, entra em vigor em São Borja a partir do dia 15 de junho. Caminhões de dois eixos, entre 6 e 15 toneladas de peso bruto total, terão restrições para trafegar no centro da cidade, na chamada Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), e caminhões com terceiro eixo, acima de 15 toneladas com reboque ou semi-reboque, caminhão trator, máquinas agrícolas e rodoviárias estão proibidos de circular e estacionar nesta zona. Segundo o Diretor do Departamento de Trânsito da cidade, Argeu Bogado, esta lei prevê controle de congestionamentos e evita prejuízos na infra-estrutura das vias. “A infra-estrutura de São Borja é muito antiga, este asfalto foi colocado em cima de um paralelepípedo que era assentado em cima de areia, então não ficou uma estrutura forte. O caminhão aperta este paralelepípedo que está embaixo do asfalto e estraga as ruas”, salienta Argeu.

Os motoristas terão até o dia 15 de junho para se adaptar as novas regras. Caso ocorra algum desrespeito à lei, a partir desta data, o infrator será autuado pelo Artigo 187, do código de trânsito - transitar em horários e locais não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente - que prevê multa acima de 80 reais, e quatro pontos na carteira de habilitação.

Os veículos que sofrem restrições poderão circular e estacionar nos seguintes horários:
  • Segunda a sexta, das 16h às 9h do dia seguinte;
  • Sábado das 0h às 9h e das 13h as 18h;
  • Domingos e feriados a qualquer horário;
Estes horários de restrição poderão causar alguns transtornos às empresas do centro da cidade, visto que haverá necessidade de adaptação do transporte de grandes cargas até a empresa. Uma das soluções propostas pelo Gerente da Loja Obino, Alessandro Ferreira da Silva, é fazer o transporte em dois ou mais caminhões de menor porte. “Outras lojas podem ter problemas com o aumento de custo no transporte das cargas, o que poderá afetar diretamente o consumidor, pois o valor poderá ser repassado para as mercadorias”, descreve Silva.

Estas mudanças trazem alguns benefícios ligados à contratação de novos empregados para realizar o transporte das cargas nas ZMRC. Esta é uma perspectiva de melhorias no trabalho dos fretistas. “Vai surgir mais oportunidade de emprego para nós, porque as empresas vão precisar nos contratar para fazer o transbordo. Também vão precisar de chapas para realizar a carga e descarga das mercadorias”, afirma Américo Godois, proprietário de um caminhão de pequeno porte, utilizado para transporte de mercadorias.

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