sexta-feira, 1 de maio de 2009

Celebridade da igreja evangélica prega em São Borja

Por Felipe Severo


Mais de quatro mil pessoas foram ao ginásio do bairro do Passo assistir ao pastor R. R. Soares, da Igreja Internacional do Reino de Deus

Foi na última terça-feira, 28/4, no ginásio Cleto Dória Azambuja, que o “mais famoso pastor evangélico do mundo” se utilizou de sua retórica para reunir milhares de fieis. Cantores gospel também animaram o público com seus playbacks fazendo-os cantar junto.

Primeiro, um pastor acompanhante fez uso da palavra conscientizando os religiosos da importância do dízimo. No discurso, a reiteração da não obrigação da oferta, mas da necessidade de se fazer para que o processo de evangelização continue sempre promissor. 70 “obreiros” vestidos em seus coletes de tecido não tecido (tnt) azul, recolhiam as78 ofertas e vendiam CD's ao preço de R$ 20. Aos comandos deste pastor ao microfone, circulavam por entre as pessoas com seus sacos plásticos cheios de moedas e notas de cinco e dez reais.

Olhavam para os fieis como que perguntando se não iriam dar alguma quantia em dinheiro. Alguns mais generosos, puxavam notas de vinte, e outros mais generosos ainda, de cinquenta reais. A igreja possui também um cartão de crédito em parceria com o segundo maior banco privado do Brasil, onde os adeptos ao realizarem suas compras, revertem parte do valor para a instituição.

Notadamente são pessoas humildes, desprovidas de muito luxo em suas vidas. Um público homogêneo em suas características sócio-econômicas e culturais. Creem piamente no que é dito, sem filtrar qualquer afirmação. Com semblantes emocionados, olhos fechados e mãos apertadas, repetem a fala do orador com uma fé e com um ardor, que impressiona.

Quando R. R. Soares subiu ao palco, o delírio tomou conta. Como se fosse um astro da música pop, um galã das novelas, ou um famoso jogador de futebol. Palmas e gritos de “êêê” deixaram a comunicação impossível dentro do ginásio. Câmeras fotográficas disparavam seus flashes a todo momento. Realmente, o apresentador do programa Show da Fé, na TV Bandeirantes, é uma celebridade do mundo evangélico, o maior do mundo segundo eles. Dono de uma retórica contagiante e emocionada, levava os religiosos ao choro.

Pregando, se utiliza de palavras e sentimentos com significados opostos para se fazer entender: “Coração que tem amor, o ódio não penetra”; “Porta que Deus abre, o diabo não fecha, e porta que Deus fecha, o diabo não abre”; e assim seguia rezando citações bíblicas. Nesse dia, escorou-se no que dizia as cartas de Paulo.

Depois começou a hora de curar os enfermos: pessoas que não escutam de um ouvido, com dores nas costas, nas pernas, hérnias, reumatismos, etc. Entre os que não escutavam de um ouvido, estava Nei Pereira da Silva, 67. Perdeu a audição do ouvido direito devido a sua profissão de operador de retro-escavadeira. Da Silva subiu ao palco e se disse escutando depois que recebeu a bênção do pastor. “Fazem oito anos que estou na igreja. Fui batizado na água e tudo. Hoje, por causa do pastor, to (sic) escutando de novo”.

Romildo Ribeiro Soares, 62, fundou a Igreja Internacional do Reino de Deus em 1980 no Rio de Janeiro. Desde pequeno tinha o sonho de pregar através da televisão. Conta atualmente com mais de 900 igrejas espalhadas pelo Brasil. Pai de cinco filhos, é casado com a irmã do bispo Edir Macedo, dono da Rede Record de Televisão e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. De avião, foi a primeira vez que incursionou pelo interior do Rio Grande do Sul.

http://www.ongrace.com/usa/nossa_historia/index.php http://pt.wikipedia.org/wiki/R._R._Soares http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Internacional_da_Gra%C3%A7a_de_Deus.

Nenhum comentário: