quinta-feira, 6 de maio de 2010

Imagem de São Francisco de Borja retorna à sua cidade natal

Liane Godoi
Michele Benites
Priscila Bicca Urach

A imagem medindo cerca de 1m50cm, feita de madeira, que pertencia ao ex-presidente João Goulart, é doada à Paróquia São Francisco de Borja por sua família representada pelo neto Chistopher Goulart.
A entrega do Santo ocorreu no Parque General Vargas, dia 01 de março, no período da manhã, onde houve celebração de uma missa. Após a celebração religiosa, a imagem seguiu em procissão até a Igreja Matriz.
A Ministra da Paróquia, Ana Lopes, ressalta: “Estamos felizes, pois além da imagem chegar no ano do centenário da diocese, ela estava no exílio há 145 anos, então ninguém daqui a conhecia”.
O Padre Irineu Machado diz que a imagem é sinônimo de evangelização. “Temos que lembrar o período das Missões e da conduta de São Francisco de Borja,” ressalta o pároco.
Antes de pertencer a Jango, a imagem era do ex-presidente do Paraguai Alfredo Stroessner. O paraguaio presenteou o político brasileiro com o santo, nos anos 70, na época em estava exilado do Brasil.
Conforme o neto de João Goulart, Chistopher Goulart, “Alfredo Stroessner deu a imagem porque era amigo do meu avô e não tinha ninguém melhor para a receber, pois Jango era de São Borja.”
Eugênia Bicca, a qual se diz devota do Santo, fala que a cidade não poderia ter recebido um presente melhor: “Realmente a imagem agora está no lugar onde sempre deveria estar, perto dos fiéis. Foi uma grande benção para a cidade.”
Esse ano comemora-se 500 anos do nascimento de São Francisco de Borja.

Curiosidades
A imagem foi roubada do município de São Borja na Guerra do Paraguai, em 1865, pelas tropas de Solano López. O Santo foi parar no Palácio Assunção, no Paraguai. Foi doada pelo ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner para o ex-presidente brasileiro João Goulart nos anos 70. Por causa do exílio, os Goulart não podiam entrar no Brasil, então a imagem do Santo foi enviada para uma propriedade da família no Rio de Janeiro, quando esta foi vendida o Santo acabou sumindo. Em 1982, a imagem foi enviada para a viúva de Jango com remetente anônimo para seu endereço em Copacabana, onde permaneceu em meio à família. No dia 01 de maio desse ano, a imagem foi doada para a cidade de São Borja e hoje encontra-se na Igreja Matriz São Francisco de Borja.
(FONTE: Zero Hora)

Um comentário:

João Arlindo Ribeiro disse...

Me chamo João Arlindo de Araujo Ribeiro, sou membro da Familia Malato Ribeiro do município de Ponta de Pedras na ilha do Marajó no estado do Pará, minha familia oriunda de Portugal, quando de sua chegada ao Brasil no final do anos 800 com eles veio uma imagem de São Francisco de Borjas, tambem todo em madeira de lei com uma coroa de prata portuguesa, e mede entre 1,20 á 1,60mts, por favor mande-me um e-mail para que eu possa enviar foto da nossa imagem se for possivel vamos trocar essas informações. joaomalato@hotmail.com - 091-81671326