quinta-feira, 6 de maio de 2010

Pilates: uma técnica que chegou para ficar

Camila Schmidt
Carmem Costa
Marlova Martin
Rafaela Thevenet

Há mais de 18 anos, foi implantado no Brasil, o método de Pilates. Uma prática de exercícios que visa um fortalecimento completo do indivíduo, trabalhando o corpo, a mente e o espírito, promovendo saúde e bem estar.

Em São Borja, está técnica chegou apenas neste ano, através da fisioterapeuta especialista em Pilates, Adriane Reolon. Ainda é pouco divulgado, apenas duas profissionais trabalham com Pilates aqui. Além da citada acima, também temos a fisoterapeuta Kátia Spörl.

Conforme Adriane, a prática está sendo bem aceita pela população sãoborjense. “Eu não tinha nem aberto o estúdio ainda, estava apenas arrumando as coisas e já passavam pessoas interessadas”, comenta ela.

A prática é livre para qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos, e em todos os níveis de condicionamento físico. De acordo com a fisioterapeuta, São Borja possui praticantes de todas as idades, o paciente mais novo é de 12 anos e o mais velho de 68.

No inverno, o método é mais procurado, já que combate as doenças crônicas, típicas desta estação. Talita da Veiga, 25 anos, é uma das praticantes. “Pilates ajudou em tudo”, retrata. Em apenas duas semanas já percebeu os resultados deste novo método, deixou seu corpo mais esguio, melhorou sua postura, deixou-a mais calma, aumentou a flexibilidade. “Agora eu até coloco o meu pé atrás da cabeça”, salienta. Comenta também que tem a impressão que cresceu uns cinco centímetros.

Conforme estudos de especialistas, Pilates não faz crescer. O que acontece é que a prática promove o realinhamento da coluna, melhorando a postura, e este efeito dá a real impressão de que a sua altura aumentou.

“Pilates é bom porque é um tratamento para a conscientização corporal e teorias de controle motor que causa menos impacto no corpo que exercícios aeróbicos”, afirma Adriane.

Essa nova técnica é bastante difundida no mundo, atores e atrizes, famosos em geral aderem a prática. Veja aqui
-a popstar Madonna considera Pilates seu exercício preferido.
-o ator Brad Pitti aderiu para conquistar um corpo perfeito.
-o jogador David Beckham adotou Pilates para ganhar mais elasticidade.
-a atriz Ana Furtado pratica Pilates para definir a barriga e modelar as formas do seu corpo.
-a atriz Danielle Winits aderiu a técnica para tonificar seus músculos e alongá-los profundamente.


Conheça mais sobre Pilates:

A criação
O alemão Joseph Huberts Pilates desde criança sofria com doenças como: asma, raquitismo e febre reumática. Então passou a estudar formas de exercícios sem grandes impactos para as articulações, ligamentos e musculatura. Em 1920 criou Pilates, uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Princípios estes que se tornaram a chave para os cuidados que devemos ter com nossa mente e corpo. (FONTE: site Saúde e Forma – Studio Pilates).

Benefícios:-
Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Aumento da concentração;
- Trabalha a respiração;
- Promove relaxamento. (FONTE: site CyberDiet).

Curiosidade:
Pilates ajuda a prevenir o ronco, um problema desagradável que requer atenção. A fisioterapeuta Yara Moraes, diretora do Pilates Mania (SP), explica em entrevista no site Lazer e Esportes, que para evitar o problema é necessário respirar corretamente. Sendo assim, os exercícios físicos colaboram, e muito com a respiração. “Os princípios da técnica se baseiam em priorizar uma boa respiração condicionando o corpo e mente, reduzindo o nível de stress e ansiedade, melhorando assim a qualidade do sono e adquirindo um bom rendimento nas atividades da vida diária e profissional”, finaliza Yara. (FONTE: site Lazer e Esportes).

Pilates também ajuda no tratamento à osteoporose. Confira a reportagem aqui.

Nenhum comentário: