quinta-feira, 13 de maio de 2010

Novo imposto preocupa produtores rurais

Liane Godoi
Priscila Bicca Urach
Michel Benites

A cobrança de um novo imposto preocupa os produtores de rurais de São Borja. Está para ser votado, na Câmara de Vereadores, um projeto que prevê a cobrança para utilização das águas de rios e barragens na irrigação de lavouras.

Essa discussão teve inicio no final do ano passado. Preocupados com o uso sem fiscalização dos mananciais do município, o poder executivo criou o projeto de regulamentação do uso das águas.

Com isso, os órgãos legisladores poderão controlar e ao mesmo tempo cobrar impostos dos produtores. O valor arrecadado será revertido para programas ambientais do município, como destaca o Secretário do Meio Ambiente, José Enio de Jesus: “Não queremos apenas arrecadar dinheiro com isso. Nosso principal objetivo é fiscalizar essa questão e arrumar uma forma de conseguirmos fundos para nossos projetos”.

Mas os arrozeiros da cidade não vêem com bons olhos essa questão. Segundo o responsável pelo escritório do Instituto Riograndense do Arroz, IRGA, Edson Luiz Prado, esse é um debate antigo. Ele destaca que essa questão há muito tempo é protelada pelos órgãos legisladores e que se caso seja aprovada, irá refletir no valor final que o consumir irá pagar: “O produtor não é contra. Mas caso seja aprovado é mais um tributo que o produtor terá que pagar, e isso irá se refletir no valor que o consumidor paga no mercado. Mas se é lei, o que temos que fazer é cumprir”, falou Prado.

O projeto ainda não tem data para ser votado na Câmara de Vereadores de São Borja. Pretende-se fazer uma sessão pública para debater a questão, antes da votação. Caso seja aprovado, o valor do imposto ainda será calculado.

CURIOSIDADES:
O que são mananciais de água
http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_287123.shtml
Como funciona a irrigação das lavouras

Nenhum comentário: