quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bebidas que aquecem!

Camila Schmidt
Carmen Costa
Marlova Martin
Rafaela Thevenet

As baixas temperaturas do inverno em São Borja favorecem a busca por bebidas que aquecem e trazem sensação de bem-estar. Se no verão o refrigerante e a cerveja são os mais procurados, na estação mais fria do ano existe um leque muito grande de bebidas que podem ser apreciadas em nossa cidade.

Segundo a nutricionista Carolina Ruzzanti Alves, o organismo, para proteger-se do frio, acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido. Ela sugere bebidas que aqueçam e que tragam benefícios para a saúde.

Fomos para as ruas saber a opinião de algumas pessoas sobre o que elas preferem beber nesta estação:

O comerciante Valmir Bezpauko, 40 anos, nos conta que sua bebida preferida é o vinho, pois, além de ser saboroso é medicinal.

A estudante Tamara Finardi, 17 anos, diz que gosta do inverno porque pode tomar a sua bebida predileta, o chocolate quente.

Para Joana Saratt, funcionária do serviço de nutrição do hospital Ivan Goulart, o café é indispensável nesta estação, pois além de ser gostoso, tira o sono durante o expediente da manhã.

Natã Nicolli, estudante, 18 anos, afirma que prefere chimarrão. É uma bebida que aquece o corpo.

A partir da enquete, veja abaixo uma lista de bebidas alcoólicas e não alcoólicas que podem ser encontradas em São Borja e também dicas e receitas para aquecer seu inverno com outras bebidas saborosas.

CHÁS
Para quem quer se aquecer e ao mesmo tempo cuidar da saúde, uma boa pedida são os chás. A expressão "chá de ervas" ou simplesmente "chá" é freqüentemente usada para qualquer infusão de ervas ou frutas. Os chás mais populares são os de alecrim, alfazema, arnica, camomila, catuaba, erva cidreira e doce, hortelã, jasmim, carqueja, menta, malva, e maracujá. Veja abaixo algumas dicas de que chás procurar para diferentes finalidades:

-Sistema digestivo:
Diminuição da secreção de ácido clorídrico e pepsina: Espinheira Santa, guaçatonga, zedoária e mil em ramas.

Proteção da mucosa gástrica: Alcaçuz, malva, espinheira santa, tanchagem.

Diminuição de dor com analgésicos e espasmolítico: Camomila, melissa, macela, sálvia, hortelã.

Carminativo (contra gases) – Funcho, erva doce, zedoária.

Digestivo: gengibre, pimentas em geral (utilizar com muita moderação), limão, carqueja.

-Sistema nervoso:
Alfazema: tem efeito mais harmonizador, é tônico dos nervos, calmante, indutora do sono, estimulante do cérebro.

Erva Cidreira/ Capim Limão: calmante, sedativa, hipotensora.
Alecrim: Tônico cerebral e digestivo, excitante, antidepressivo. Tônico do Sistema Nervoso Central.

Dica:
Para nós muheres uma boa alternativa para manter a forma são os chamados “chás emagrecedores” que na verdade auxiliam na digestão e inibição de apetite.

-Chá emagrecedor:
Chá verde, Alcachofra, Chapéu de coro e Hibisco

Chimarrão
Há quem prefira se aquecer com a bebida típica dos gaúchos, o bom e velho chimarrão. Além de saboroso, o chimarrão possui propriedades beneficentes para a saúde. Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento. Na constituição química da erva-mate são encontradas: cafeína, vitmaminas, proteínas, sais minerais e, segundo especialistas, a erva-mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais.

NÃO ESQUEÇA:
A nutricionista Fernanda Pedron fala da importância da água na nossa vida, e que devemos beber sempre não importa a estação, nem a temperatura. Ela afirma ainda que: ”as pessoas só lembram de bebidas saborosas e calóricas, esquecendo sempre da que é mais importante para nossa saúde”.

Nenhum comentário: