quinta-feira, 15 de julho de 2010

São Borja diz NÃO às drogas

Luan Berti
Marcelo Reis
Tâmela Grafolin

A partir do dia 16 de julho, em São Borja, ocorrerá a campanha “São Borja Contra as Drogas”, que visa mobilizar a comunidade para alertar, informar, conscientizar e ajudar na luta contra as drogas. Uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura e com a RBS, que já vem trabalhando com uma campanha estruturada contra o Crack.

No dia 16, haverá durante todo o dia palestras e exibições de vídeos de conscientização contra as drogas nas escolas da cidade. “É pedido para os pais que leiam e expliquem os folders da campanha para as crianças menores, para que elas entendam os riscos do uso das drogas. A droga nas escolas é uma vivência diária, não tem como esconder e dependendo da classe econômica e da educação familiar, se torna mais nítido o contanto com essas substâncias”, ressalta Nídia Severo, orientadora Educacional da 35ª Coordenadoria Regional de Educação.

Segundo Ana Alice Marques, docente do Senac, “a campanha é um trabalho preventivo de orientação, sendo que a principal função é chamar a atenção da sociedade para o esse problema”. Antes do início do projeto, os voluntários receberam cursos e treinamentos para tornar o trabalho de conscientização mais eficaz. “Nós ouvimos relatos de ex-dependentes químicos e tivemos cursos sobre o tema para explicar melhor para a população”, relata Nilza Vieira, auxiliar administrativa do Senac.

Nos folders que são distribuídos nas ruas e nas escolas são apresentadas algumas das principais substâncias que são divididas em três tipos: drogas que diminuem a atividade mental (tranquilizantes, álcool etílico, narcóticos e os solventes), drogas que aumentam a atividade mental (anfetaminas, cocaína e o tabaco) e as drogas que produzem distorções da percepção (maconha, alucinógenos e o Ecstasy). Conforme Robson Friedrich, auxiliar administrativo do Senac, “muitos não sabem que o uso inadequado de analgésicos pode levar à dependência química, também o álcool e o fumo, que são substâncias lícitas, mas que devem ser erradicadas do convívio de crianças e adolescentes”.

No dia 18 de julho ocorrerá mateada de encerramento da semana de combate às drogas no Cais do Porto. Nesse evento toda a família está convidada a comparecer, pois também estão previstos shows e conscientização para a população presente.

Nenhum comentário: