quinta-feira, 1 de julho de 2010

Unhas coloridas: beleza e personalidade

Ana Camila Costa
Gabriella Oliveira
Marcia Solares


O costume de pintar as unhas surgiu provavelmente na China há aproximadamente 3000 anos a.C e as cores estavam relacionadas à posição social do individuo. Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Na época não havia muitas opções de cores.


Hoje, sem pretensões históricas, as cores azul, amarelo, verde, rosa e laranja, com variações nos tons e combinações, são as marcas registradas da moda e da beleza nas mãos.


Em São Borja, os esmaltes coloridos foram aderidos pelas mulheres. A acadêmica de jornalismo Suelen Soares, que tem o hábito de pintar suas unhas, mudou o tom da cores que costumava usar. “Eu sempre gostei de esmaltes mais claros e discretos, mas no verão passado veio esta tendência dos coloridos, então eu resolvi testar, até porque não é toda cor que fica bem para pele negra e acabei gostando. Eles combinam com as minhas roupas e com o meu estado de espírito”, afirma a acadêmica.



As manicures tiveram que variar suas opções de tons para agradar as clientes. Por ser frequentadora assídua dos salões, a auxiliar administrativa Daniele Balbueno é um exemplo de jovem que gosta da variar as cores. “Gosto de estar com as mãos bem feitinhas, me sinto bem. Faço uma vez por semana com manicure, tenho horário fixo com ela, as minhas cores preferidas são o vermelho e o rosa, mas agora, com a Copa do Mundo, o verde e amarelo são as que eu mais uso”, conclui.


O colorido das unhas não está só associado à beleza para mulheres, mas também é sinônimo de personalidade e auto-afirmação em alguns grupos de adolescentes ou “tribos”. Quem ganha com tudo isso são os fabricantes, que laçam no mercado novas cores ou tons para a felicidade daquelas que sempre procuram estar na moda.

Nenhum comentário: