sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fim do Período de Adaptação à Lei do SAC

Por Ligiane Brondani, Cristyeli Carvalho e Franciéli Keller

No dia primeiro de dezembro, entrou em vigor o novo Decreto Lei nº 6523 do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), os famosos Call Center. A Lei determina que no primeiro MENU dos atendimentos programados, deve conter as opções: cancelamento dos serviços e reclamações. Ela regulamenta também que o tempo de espera para o atendimento pessoal não deve ser superior a 60 segundos, além de ser obrigatória a disponibilidade do atendimento 24 horas, inclusive nos finais de semana. As empresas também serão obrigadas a resolver o problema do cliente em até cinco dias úteis, sendo que, no momento da ligação, o cliente não pode ser repassado para outro atendente, não sendo obrigado a repetir inúmeras vezes o problema.

As empresas já encontraram dificuldades para se adaptarem a nova lei, pois em testes efetuados com as operadoras de celular Claro digital e Brasil Telecom, foi detectada que na primeira empresa houve problemas com o atendimento, e na segunda, tempo superior a 60 segundos. As duas dizem já estarem prontas para se adaptarem ao novo sistema, porém as vendas de natal prometem por a prova a eficácia do atendimento, já que neste período há maior procura pelos serviços de atendimento ao cliente.

Em entrevista ao site de notícias UOL, o Ministro da Justiça Tarso Genro, relatou que além do aumento na qualidade dos atendimentos, o número de empregos tende a subir. Entretanto, a Associação Brasileira de Teles Serviços (ABT) diz que preza pela qualidade nos serviços, porém acredita que com o aumento da oferta de empregos, os serviços ao consumidor terão um custo maior, os salários dos atendentes pode diminuir, provocando queda na procura desses empregos.

De acordo com Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON) de São Borja, ao contrário das grandes cidades do Brasil, os consumidores não reclamam dos serviços de atendimento ao consumidor da cidade.

A partir de agora, o consumidor tem a possibilidade de um atendimento de qualidade, além de melhores condições de trabalho aos próprios atendentes.

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