quinta-feira, 24 de junho de 2010

Blogs e blogueiros...

Andressa Schneider

Donas de casa, jornalistas, estudantes, acadêmicos, adolescentes, manicures, médicos, desocupados, políticos e profissionais da Nasa. Se você precisasse saber a opinião de cada uma dessas pessoas sobre um determinado assunto, o que você faria?
Há 20 anos a solução seria obter dados através de uma daquelas pesquisas de mercado, com atendentes batendo de porta em porta e traçando perfis monetários e psicológicos através de questionários.
Mas, atualmente “opiniões” são infinitamente mais fáceis de encontrar. Em poucos segundos podemos abrir páginas na internet com opiniões de cada uma destas pessoas sobre determinado assunto.
Esse método incrível de identificação do indivíduo se chama BLOG.

Um exemplo:
A copa do mundo.
Em blogs esportivos havia a indignação de quem não teve seus jogadores favoritos convocados, enquanto outros aplaudiam o time que iria para a África. No setor da moda anunciavam esmaltes e coleções de lojas para a copa, além da “maleta da taça” feita pela grife Louis Vuitton.
Blogs dedicados à culinária postaram receitas de petiscos para oferecer durante os jogos da seleção, enquanto as páginas de decoração ensinavam a dispor os móveis ao redor da televisão para receber convidados e procuravam objetos para decorar a casa com “temas da copa”.
Os blogs de turismo selecionavam pousadas, parques turísticos, hotéis e restaurantes famosos na África do Sul. Sem falar na quantia de blogs variados dando “pitaco” em tudo o que achavam interessante.
Uma verdade hoje é a de que tudo pode ser blogável, e sempre tem um blogueiro de plantão.

A história:

Marcos Bonito é professor da Universidade Federal do Pampa, Mestre em Comunicação, especialista em cibercultura e TI, Comunicólogo, Pesquisador, Jornalista e blogueiro. Ele resumiu a história do surguimento dos blogs:

O Cenário: No início da década de 90 havia uma grande demanda de pessoas querendo publicar conteúdos próprios na rede, existiam para isso sistemas de páginas gratuitas como o Geocites e o HPG (Home Page Grátis).
Embora estes sistemas fossem bastante “toscos”, eles permitiram que "pessoas comuns", que apenas tinham intimidade com a navegação na internet, pudessem publicar seus conteúdos em páginas ou até mesmo sites.

As preocupações: O modelo de negócio não era lucrativo e naquele momento não se sabia como ganhar dinheiro com a internet.
Tanto os Geocites quanto alguns HPG’s desapareceram do mapa da web, e muita gente ficou "órfã".

O Desenrolar: O fim dos sistemas gratuitos de publicação de páginas abriu uma possibilidade para novos modelos de negócio. Várias empresas procuraram técnicos para desenvolver suas páginas, e surgiram os "webdesigners" amadores. Em seguida, os diversos cursos profissionalizantes e mais tarde os cursos universitários.

O surgimento: Neste meio tempo (entre o fim do HPG e do GEOCITIES) foi que os blogs apareceram.
Primeiro para servirem à nova geração de internautas, jovens que já foram alfabetizados com o computador, serviriam como um "Diário" para adolescentes...

Consequência: Como eram simples de se lidar, acabaram seduzindo à geração mais antiga que tinha inúmeras dificuldades para lidar com as novas ferramentas tecnológicas. Várias pessoas se apoderaram dos Blogs para publicar seus conteúdos personalizados, e criar um espaço próprio na web.

Identificação: Os profissionais que melhor se identificaram com os blogs após seu surgimento foram os jornalistas, que perceberam nele uma ferramenta diferenciada para publicação de conteúdo. Alguns jornalistas inclusive enxergaram nele a real possibilidade de se tornarem editores de seu próprio conteúdo.

Definição: O termo blog vem de "weblog". Ele foi criado a partir de um trocadilho feito pelo blogueiro Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu blog Peterme.com.

Atualmente: Para criar um blog basta cadastrar-se em uma plataforma. As ferramentas Wordpress e Blogger são as mais populares, pois além do fácil cadastro permitem a personalização da página.

Como montar um blog:

Lia Camargo é responsável pelo blog da revista Capricho e da revista Gloss, e dona do blog Just Lia, um dos 100 blogs mais influentes do Brasil de acordo com o Technorati. Ela criou em seu blog um mini-manual baseado na própria experiência para auxiliar novos blogueiros na montagem de sua primeira página.
Lia destacou os seguintes itens:

1. Nome do blog – O nome do blog é o primeiro passo, e é na criação dele que o blog ganha seu endereço (URL). Não deve ser complicado, com muitas palavras ou de escrita difícil, pois as pessoas devem lembrar com facilidade –

2. Hospedagem - Existem duas opções: Gratuita e Paga. O ideal é começar com o gratuita e só trocar para o pago depois de algum tempo de experiência bem sucedida.
Gratuito: Se você vai fazer um blog gratuito, escolha um dos publicadores gratuitos e se cadastre: Wordpress, Blogger, BliG, Pop Blog, Blog-se, Blogger.com.br, My 1 blog, Pitas, Diaryland, LiveJournal, The Open Diary, Xanga.com, Blog-City , Blog Studio, WebCrimson, Blogsome. Para descobrir o melhor serviço, crie contas e teste, e navegue um pouco em blogs de outras pessoas que usam esses sistemas.
Pago: Se você vai pagar pelo blog, gastará com duas coisas: domínio e hospedagem. O domínio é pago uma vez por ano (cerca de R$30,00), já a hospedagem é paga mensalmente.
A diferença principal são as ferramentas de publicação que cada um oferece.

3. Layout - Os publicadores gratuitos possuem muitas opções de layout. Mas você pode googlar por “template shop” ou “wordpress themes” pra encontrar layouts bonitos e gratuitos pro seu blog.
Postagens

4. Assunto
Blogs focados em um determinado tema costumam fazer mais sucesso, pois viram referência daquele assunto e o blogueiro pode se dedicar totalmente. Nesse caso, o seu blog pode falar exclusivamente de algum seriado, filme, artista, sobre sapatos, sobre cachorros, etc.

5. Imagens
Postagens sem imagens são cansativas de ler. O ideal é tentar sempre ilustrar com alguma foto ou imagem.
Quando as imagens não forem suas não esqueça de linkar o site ou blog de onde você as retirou.
Socialização
Ter um blog legal, bem cuidado e bem atualizado fará com que os visitantes retornem. Porém, você precisa dedicar alguns esforços pra que as pessoas conheçam seu blog e possam se tornar visitantes:

6. Linkagem
Linke outros blogs que gosta e sugira troca de links para blogueiros com blogs que tem a ver com o assunto do seu (e nessa hora, cuidado: dar links deve ser uma coisa boa e espontânea e não uma troca obrigatória de favores).

7. Comentários
Comente sempre nos blogs que gosta e responda os comentários que deixarem no seu blog. Se você não mostrar que dá ouvido aos comentários do seu blog, as pessoas vão desistir de comentar.

8. Redes Sociais
Você pode se beneficiar de redes sociais pra divulgar seu blog. Twitter, por exemplo, te ajuda a contar aos seus seguidores que tem post novo no blog, uma comunidade no Orkut pode contribuir pra interação entre seus leitores.
Manutenção

9. Atualizações
O blog precisa ser atualizado pelo menos 4 vezes por semana. Se as pessoas voltam no blog e não vêem novidade, aos poucos elas vão esquecer e parar de visitar.

10. Falta de tempo / Falta de idéias / Falta de vontade
Você criou o blog e percebeu que não é a “sua praia” fica a seu critério deletar o blog, ou simplesmente deixar um post de Adeus. Mas não deixe ele largado sem explicação para sempre, no limbo da internet. Se matou, trate de enterrar!

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