quinta-feira, 24 de junho de 2010

Semana é de homenagens a Aparício Silva Rillo em São Borja

Liane Godoi
Michel Benites
Priscila Bicca

"Quanta carreira embrulhada
na cancha-reta da estrada
tu me fizeste ganhar!
Quanta tropa de mentira
repontei estrada afora
te cutucando com a espora nervosa do calcanhar!"
(Petiço Velho, in
Cantigas do tempo velho, 1959)

O autor do poema acima é um dos mais reconhecidos escritores tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Natural de Porto Alegre, morou muitos anos em São Borja, onde escreveu e difundiu o seu trabalho. E para relembrar e homenagear sua vida e obra, está acontecendo desde a última terça-feira, a Semana Cultural Aparício Silva Rillo. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a programação do evento está sendo realizada na cidade com atrações como: visita de escolas ao museu municipal, palestras, sarau poético e o relançamento de um livro do autor.

O evento, que acontece na cidade desde 1996, foi criado através do surgimento da Lei Numero 2.415/96, idealizada pelo então prefeito Luis Carlos Heize. Para a diretora da Biblioteca e Museu Municipal, Norma Buchet, a Semana Cultural é muito importante, pois essa é uma das formas para se divulgar não só o poeta que foi Aparício Silva Rillo: “Além de todo o trabalho dele que é enorme na poesia, para nós é importante ressaltar o historiador. Ele é um dos únicos que escreveu a história de São Borja. Essa é a principal importância para nós, o campo histórico, onde ele conta o surgimento do município”.

O Departamento de Assuntos Culturais (DAC), que é um dos organizadores da Semana Cultural, também está auxiliando no desenvolvimento da programação. Segundo a Assessora do DAC, Vaine Fonseca, o setor, que faz parte da Secretária de Educação e Cultura, teve papel muito importante para a realização do evento: “A nossa participação é com a mobilização, junto à família Rillo, aos leitores, a comunidade são-borjense, enfim, no incentivo de mostrar para o município quem foi Aparício Silva Rillo e sua expressão literária para São Borja”, ressaltou Vaine.

As crianças que estão visitando o Museu Municipal mostram-se bastante interessadas pelas obras do autor. A estudante do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, Karem Freitas Garcia, de 11 anos, foi uma das que demonstrou bastante curiosidade ao visitar o local: “Achei muito legal. Aqui todo mundo pode vir pegar livros e estudar a hora que quiser. Mas o que mais gosto é dele ser são-borjense”.

O professor Alvino Felício, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, fez questão de levar os seus alunos para conferir a exposição sobre Rillo. Para ele, o poeta serve como exemplo para os jovens são-borjenses: “Qual é a cidade que tem o privilégio de ter um autor como ele? Se trabalharmos junto aos nossos alunos essa questão e mostramos a importância que isso tem, com certeza no futuro teremos muitos outros Aparícios”, falou Felício.

Dia 23 de junho é a data de falecimento do autor. Nessa data ocorreu o relançamento do livro “São Borja Em Perguntas E Respostas”, segunda edição, 1982. A Semana Cultural Aparício Silva Rillo prossegue até o próximo final de semana.