Daíse Carvalho
Larissa Lucero
Lenise Morgental
As escolas de São Borja estão aderindo didáticas diferenciadas para a formação de seus alunos. Um exemplo é a música, que está se tornando cada vez mais freqüente nas salas de aula.
A Escola Duque de Caxias, que fica no bairro Itacherê, passou a oferecer aulas de música para seus alunos desde 2009. Através do projeto Música na Escola, a instituição se antecipa e reconhece a importância da Lei Federal nº. 11.769, que exige o ensino obrigatório da música na grade curricular de séries iniciais. “A música tem um papel importante na formação de jovens e crianças, desenvolve coordenação motora, melhorando a atenção”, salienta Verônica Merljak, pedagoga da escola.
A inserção de cultura no ensino fundamental melhora o desempenho em sala de aula, raciocínio, sensibilidade musical, a percepção aumenta assim como concentração e ritmo. “Essas crianças muitas vezes não tem apoio da família para fazer aula de música, e a maioria delas são de baixa renda, então quando elas tocam para alguém, a auto-estima delas se eleva e, com isso, elas continuam aprendendo”, salienta o professor de música, Cecílio Guimarães, músico instrumentista, responsável pelo Projeto “Nessa Escola”.
Sob a coordenação do DAC, pelo menos mais cinco escolas no município aderiram a este projeto e cada vez mais crianças estão tendo contato com a música. “Eu adoro fazer aula de música, o professor é legal, tem paciência. Minha família tem muitos músicos e quero seguir nesse mesmo caminho”, explica Joice Ferreira, menina de 12 anos que faz aula de Flauta doce.
Larissa Lucero
Lenise Morgental
As escolas de São Borja estão aderindo didáticas diferenciadas para a formação de seus alunos. Um exemplo é a música, que está se tornando cada vez mais freqüente nas salas de aula.
A Escola Duque de Caxias, que fica no bairro Itacherê, passou a oferecer aulas de música para seus alunos desde 2009. Através do projeto Música na Escola, a instituição se antecipa e reconhece a importância da Lei Federal nº. 11.769, que exige o ensino obrigatório da música na grade curricular de séries iniciais. “A música tem um papel importante na formação de jovens e crianças, desenvolve coordenação motora, melhorando a atenção”, salienta Verônica Merljak, pedagoga da escola.
A inserção de cultura no ensino fundamental melhora o desempenho em sala de aula, raciocínio, sensibilidade musical, a percepção aumenta assim como concentração e ritmo. “Essas crianças muitas vezes não tem apoio da família para fazer aula de música, e a maioria delas são de baixa renda, então quando elas tocam para alguém, a auto-estima delas se eleva e, com isso, elas continuam aprendendo”, salienta o professor de música, Cecílio Guimarães, músico instrumentista, responsável pelo Projeto “Nessa Escola”.
Sob a coordenação do DAC, pelo menos mais cinco escolas no município aderiram a este projeto e cada vez mais crianças estão tendo contato com a música. “Eu adoro fazer aula de música, o professor é legal, tem paciência. Minha família tem muitos músicos e quero seguir nesse mesmo caminho”, explica Joice Ferreira, menina de 12 anos que faz aula de Flauta doce.
5 comentários:
Bem interessante o projeto, pena terem entrevistado uma pedagoga que não tem nada a ver com este e muito menos entende de música. Infelizmente a respectiva pedagoga está nesta escola apenas de "laranja de amostra", ou seja, seu interesse lá não é o profissionalismo mas sim, ir atrás de outras coisas que não têm a ver com sua profissão.
É uma pena que ainda existam pessoas assim...Direciono minha resposta a essa pessoa que teve a capacidade de gastar seu tempo tecendo comentários maldosos e de extrema ignorância. Prá "ti" que não sabes, um pedagogo, é um dos poucos profissionais com a capacidade de atuar, e sendo assim, opinar sobre todas as áreas, somos eximiamente treinados, e por isso responsáveis, com a educação de milhares de crianças, dentro destes parâmentros, deve ter sido por isso que fui ESCOLHIDA para dar a entrevista, que certamente enriqueceu e muito o trabalho dos nobres jornalistas.
Ao contrário do que esta "pessoa" pensa, entendo também de música, já que ela sempre fez e faz parte da minha vida, pois sou casada com músico aqui da cidade e muito conhecido,de quem sou a maior fã e aprendo muito com ele,por isso tenho a nobreza de poder falar sobre o assunto.Sou formada, pós graduada, especialista, concursada, e atuo dentro da área que escolhi... se é que me entendes..
Prof Verônica
Impressionante como simples professorinhas conseguem se achar representantes de Deus na Terra...
E graduação por graduação eu também tenho e por universidade federal, "se é que me entendes", então baixa a bola e segue teu rumo.
Te é perturbada guria, "se é que me entendes", meu rumo eu sempre segui, tu que nao larga do meu pé...portanto tenta viver a tua vida e me deixa em paz
Mas não sou bem eu que ando desorientada no rumo ultimamente...com tanta escola por aí né...
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