quinta-feira, 26 de março de 2009

Alterações Curriculares beneficiarão estudantes de jornalismo

Por Ligiane Brondani e Cristyeli Carvalho

Está prevista para o segundo semestre deste ano a aprovação de mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) dos cursos de jornalismo em todo o Brasil. O projeto, que prevê a diminuição da carga horária mínima para 2700 horas, atingirá a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que hoje possui uma carga horária de 2900 horas.

Segundo o Coordenador do curso de jornalismo da UNIPAMPA, professor Miro Bacin, a mudança é positiva para os alunos: “Isso possibilitará que os alunos tenham mais tempo e que o currículo oferte mais horas para atividades complementares, viagens, seminários, cursos que sejam úteis para a sua formação. Pretendemos que ao mesmo tempo traga para o aluno outras perspectivas, que não sejam estas que todos os cursos oferecem”, ressalta.

O Coordenador ainda explica que após avaliações gerais com os professores da Universidade, algumas disciplinas serão reestruturadas e outras possivelmente retiradas do currículo. “A gente vai fazer uma avaliação geral das disciplinas, especialmente aquelas que são operacionalmente inviáveis, como por exemplo Agência de Notícia I e II, que exige uma superestrutura. Currículos como este temos hoje é para Instituições que já estão há anos no mercado”, relata Miro.

As discussões sobre a mudança no PPP estão ocorrendo através de audiências públicas, que vão contar com representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais. A primeira audiência já ocorreu no dia 20 de março e contou com a presença de professores e intelectuais da área. Já as próximas ocorrerão nos dias 24 de abril e 18 de maio.

Em entrevista ao site Secretaria de Educação Superior (SESU), a Secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, diz que as mudanças nas diretrizes curriculares vão atualizar projetos pedagógicos de universidades que estão fora da realidade.

O Presidente da Comissão que irá avaliar estas mudanças será o professor José Marques de Melo. Sugestões de alterações no currículo de jornalismo podem ser enviadas para o e-mail consulta.jornalismo@mec.gov.br até o dia 30 de março. Após a aprovação destas mudanças, outros cursos também serão reavaliados pelo Ministério da Educação.

Nenhum comentário: