quinta-feira, 19 de março de 2009

Transporte coletivo dos bairros para a Unipampa é “insuficiente”

Por Nelson Nicolli e Renato Ferigollo

Alunos da Unipampa que dependem do transporte coletivo dos bairros até a Universidade reclamam da disponibilidade de ônibus e de passagens para o transporte.

É o caso da estudante de jornalismo Mariele Dornelles, que depende da linha bairro Pirahy - Unipampa. Ela afirma que nos dias em que tem aula às 7h30min não existe ônibus disponível do seu bairro até a Universidade, precisando então pegar um ônibus até o Centro e outro até a Unipampa. Sendo que na volta o processo se repete, consequentemente, gastando o dobro. “Muitas vezes, com todo esse processo, acabo por chegar à Unipampa atrasada para as aulas”.

Já o estudante de Jornalismo Adir Machado, que também utiliza a linha Pirahy – Unipampa queixa-se que o número de passagens disponíveis para estudantes é de 50. Sendo que estudantes como ele necessitam de mais, já que precisam pegar dois ônibus nos dias em que tem aula às 7h30, ou quando perde o único ônibus dessa linha, às 08h00min. “75 passagens para um estudante como eu seria suficiente”, afirma o universitário.

O gerente operacional da Santa Ignês Transportes, empresa que realiza o transporte coletivo, Floriano Fontoura, explica o porquê da pouca disponibilidade de ônibus nos bairros para a Universidade: “É preciso uma demanda de no mínimo dois alunos por quilômetro rodado para que se disponha outro coletivo”. Ele afirma que não havendo essa demanda de usuários é inviável para empresa dispor de outro ônibus em horário alternativo.

Quanto à disponibilidade de passagens para estudantes, Fontoura afirma que cada aluno pode adquirir até 100 passagens, se comprovado que utiliza dois ônibus para o transporte até a Universidade. Fontoura afirma ainda que será instalada uma ouvidoria esta semana na Unipampa para ouvir os alunos sobre o transporte e que após estudos, se comprovada à demanda, serão colocados mais ônibus disponíveis nos bairros para os estudantes e que será adquirido um ônibus 0 Km com elevador para fazer a linha da Unipampa, melhorando assim esse serviço.

Nenhum comentário: