quinta-feira, 19 de março de 2009

Projeto de Extensão: Atividade que gera conhecimento

Por Aline Donato e Bruno Bueno

Com a finalidade de promover a interação entre a comunidade universitária e a sociedade, além de complementar a formação dos acadêmicos, diversos Projetos de Extensão vão ser oferecidos por alguns professores do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa – Unipampa – no campus de São Borja.

“Sessão Pipoquinha”

O “Projeto de Extensão Sessão Pipoquinha” é coordenado pelos professores Mara Ribeiro e Marcelo Rocha. Seu objetivo principal é analisar diferentes filmes a partir de um ponto de vista crítico. Essa proposta é uma forma de habituar o público a assistir aos filmes de uma maneira mais aprofundada, através da análise de questões como o cidadão e a sociedade brasileira, direitos, valores, economia e política.

A “Sessão Pipoquinha” engloba a apresentação tanto de filmes nacionais quanto estrangeiros. Antes da exibição, um embasamento teórico de no mínimo dois autores é apresentado ao público e uma questão orientadora, que expõe sob qual perspectiva o filme deve ser analisado, também é exposta. Ao final, acontecem debates e o professor faz um comentário sobre o filme e sua relação com os autores inicialmente apresentados.

Segundo a professora Mara Ribeiro, o projeto está aberto a toda comunidade e as primeiras exibições deste ano começam no mês de abril, na própria Universidade: “O objetivo é também tentar fazer exibições fora da Unipampa, para que as pessoas se sintam mais à vontade para participar. A idéia é de que a “Sessão Pipoquinha” se mantenha por um bom tempo e que a gente ajude a criar esse tipo de público, com um olhar mais preparado”, ressalta.


“Audiobook”

Já o Projeto de Extensão “Audiobook” é uma parceria entre as professoras Cárlida Emerim, do Curso de Jornalismo, e Roberta Thier, do Curso de Publicidade e Propaganda. A proposta desse projeto, que teve início no ano passado, é a criação de audiobooks, ou seja, a gravação de materiais didáticos e literários a fim de deixá-los disponíveis, primeiramente, para as pessoas portadoras de deficiência visual.

De acordo com a professora Cárlida Emerim, após a produção, o material vai estar disponível em diversos locais da cidade como na biblioteca municipal, APAE e em outras instituições que trabalham com este público-alvo em São Borja. “Também existe a possibilidade dos professores da rede pública retirarem esses trabalhos para utilizá-los nas salas de aula e também no auxílio de crianças que possuam déficit de atenção”, comenta.

Posteriormente, a idéia é inserir a comunidade neste projeto, utilizando as vozes das pessoas interessadas para a gravação das obras. As primeiras gravações para o “Audiobook” vão ser produzidas pelos alunos do 6º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Áudios Publicitários. A professora Roberta Thier aponta que esse trabalho é uma forma de aliar projetos com a disciplina prática dos alunos: “Essa é uma disciplina bem prática na qual os alunos receberão instruções de rádio e poderão produzir além de materiais para o Projeto, gravações para serem utilizadas em sala de aula”.

“Catavento”

Sob a responsabilidade do professor Geder Parzianello, o Projeto de Extensão “Catavento” começou no ano passado, através da integração dos acadêmicos da disciplina de Comunicação Comunitária com a Fundação Teresa Verzeri. O Instituto cuida de 80 crianças de baixa renda no horário em que não estão na escola, realizando diversas atividades recreativas e educacionais com estas crianças.

Para dar maior visibilidade à Fundação Teresa Verzeri, fortalecendo o seu papel social, os alunos da Unipampa produziram um projeto de mídia impressa e audiovisual sobre o Instituto. O projeto conseguiu atingir seus objetivos: “A prova disso foi o apoio do banco Itaú. A entidade conseguiu 200 mil reais de apoio a partir do projeto, que nós nos orgulhamos muito e que foi feito não apenas por estudantes, mas por pessoas da comunidade”, informa o professor Geder Parzianello.

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