quinta-feira, 26 de março de 2009

O bom senso deve falar mais alto

Por Silvana Paiva

O cigarro é um dos principais causadores do câncer de pulmão. Cada cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas e nicotina, que além de prejudicarem a saúde, causam dependência física e psíquica.

O cigarro não prejudica somente o fumante. As pessoas que convivem com eles, conhecidas como fumantes passivas, podem apresentar problemas respiratórios. “As pessoas que ficam na presença de fumantes, em pouco tempo, podem apresentar falta de ar, tosse e irritação nas narinas. Em longo prazo podem desenvolver enfisema pulmonar, câncer de boca, entre outras doenças”, afirma Glaucia Fenner, enfermeira do Hospital Ivan Goulart. Ansiedade e curiosidade são fatores que acabam influenciando os jovens a dar a primeira tragada, relata a enfermeira.

Acadêmico do curso de Serviço Social da Unipampa, Leandro da Silva diz que não encontra problemas em conviver com fumantes desde que eles respeitem os demais, que assim como ele, não fumam.

A diretora da Unipampa, campus São Borja, Denise da Silva enfatiza que a parcela de fumantes da instituição costuma respeitar os espaços e utiliza o bom senso, tomando cuidado na hora de descartar os filtros de cigarro.

A acadêmica do curso de Jornalismo da Unipampa, Raquel Balbueno, relata que fuma há dez anos e que começou num período em que teve que trocar de escola. “Eu me sentia deslocada do grupo por não fumar e isso acabou me influenciando a fumar também”, destaca Raquel.
Muitos locais acabam disponibilizando fumódromos, porém, muitas pessoas contestam a utilidade destes locais. Raquel acredita que estes espaços tornam-se desnecessários, considerando que as pessoas podem tomar atitudes simples como se retirar para um local aberto para fumar.

Nenhum comentário: