sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Atividade física é sinônimo de saúde

Por Filipe Vieira e Natiele Correa


Não pense que corpo esculpido, músculos grandes e braços fortes são as causas das academias cheias em São Borja, que em média contabilizam cerca de 2000 alunos por ano. A preocupação com a saúde é o principal motivo que atrai esse grande número de freqüentadores para as academias de São Borja, que abrange desde adolescentes até idosos.

O que está causando o hábito da prática esportiva regular, segundo Rogério Ramos, instrutor, é a quantidade de informações disponíveis em relação à saúde ligadas à atividade física, e a conscientização das pessoas quanto aos malefícios do sedentarismo.

Como há nas academias perfis diferenciados, são realizadas avaliações, chamada anaminese, que é um questionário utilizado para coletar informações que contém perguntas a respeito do aluno e do seu histórico familiar, seguindo-se de uma avaliação física onde são realizadas as medições corporais e testes físicos. Essas avaliações são necessárias para evitar que surjam lesões posteriores.

Prevendo esse público diferenciado, as academias procuraram se adaptar, planejando um local que pudesse ser usufruído por pessoas de qualquer idade. São proporcionadas atividades para jovens, como musculação, e para idosos, como dança e ginástica. Segundo a instrutora Karlise Rizzatti, “a atividade física para idosos é muito importante, pois, a partir dos 50 anos, o corpo vai perdendo flexibilidade, massa e força muscular, a gordura corporal aumenta e o exercício físico é uma das alternativas mais saudáveis para prevenir essas mudanças ocasionadas pela idade”. Por causa dessa nova visão, a academia deixou de ser um sinônimo de jovialidade física e passou a significar qualidade de vida.

Uma opção para aquelas pessoas que sofrem com problemas de coluna e nas articulações são os exercícios realizados dentro das piscinas. Essa alternativa fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea e a capacidade respiratória.

Segundo Karlise, são freqüentes lesões, ocasionadas geralmente pela indisciplina dos alunos. Essas lesões desencadeiam luxações, bursites e rompimento das fibras musculares, que são os tipos mais comuns de danos causados pela execução errada dos exercícios. Os riscos de lesões aumentam 30% no inverno, pois a musculatura perde parte de sua flexibilidade.
Independente da época do ano é indicado não interromper a atividade física. Com a chegada do inverno é comum diminuir o número de freqüentadores nas academias e isso pode fragilizar o organismo.

A prática esportiva beneficia também a saúde mental. Como há a integração social nas academias, os transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão diminuem. Karine Pitorini, psicóloga, afirma que a atividade física pode contribuir para a diminuição do estresse físico e mental. Ela diz que a atividade física administrada juntamente com medicamentos e atendimento psicológico auxilia no tratamento da depressão e ansiedade.

O exercício físico ajuda no funcionamento do organismo auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, no sistema respiratório e no condicionamento físico. Além de todos esses benefícios, também é um ótimo remédio para a insônia e o estresse, pois quem realiza atividade física libera a endorfina que é responsável pela sensação de prazer e bem estar.

Nenhum comentário: