Por Deise Kober e Sirlene Kaefer
Os alunos, além de terem trabalhado em oficinas na Instituição, também estão desenvolvendo um vídeo-documentário para divulgar o GIAMA e suas necessidades. O vídeo será exibido dia 26/11/08 na Câmara de vereadores, com a participação do Prefeito Mariovane Weis.
Sobre os resultados esperados, professor Parzianello é enfático: “O primeiro a gente percebe pela satisfação das próprias comunidades, que estão vindo à Unipampa para falar dos resultados e estão recebendo nossos alunos em novos momentos dos projetos, em suas fases de execução. O segundo, diz respeito à mais importante conquista de todas: a lucidez dessas populações sobre sua realidade e sua capacidade de transformá-la”.
Uma das crianças comenta: “Gostei muito do que eles estão fazendo para ajudar nós. O nosso grupo está muito contente”.
O PROJETO
A intenção do projeto era escolher uma instituição que tivesse dificuldade e que atendesse alguma comunidade de São Borja. Então, foi selecionado o GIAMA. Daíse Carvalho, integrante do projeto, fala que “nos primeiros encontros, a comunicação com as crianças foi difícil, mas com o tempo, tudo foi se adequando”. O objetivo do projeto é a interação entre crianças, pais, professores e alunos da Unipampa com a comunidade.
A maior dificuldade do GIAMA é que os pais não participam da instituição. A instituição conta com atividades próprias, mas com pouca visibilidade, como o pão comunitário, que acontece nas quartas-feiras. A prefeitura doa os ingredientes, as mães reúnem-se no GIAMA, fazem os pães e podem levar para casa e até vendê-los a fim de ajudar no sustento das famílias.
Saiba mais sobre este assunto em:
www.unipampa.edu.br
www.orkut.com.br/comunidadepic
Saiba mais sobre este assunto em:
www.unipampa.edu.br
www.orkut.com.br/comunidadepic
Nenhum comentário:
Postar um comentário