terça-feira, 25 de novembro de 2008

Enade passa a ser obrigatório para todos os universitários em 2009


Por Irineu Fontela e Mireli Lersh

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado para todos os universitários no começo e no fim do curso avaliado, a partir de 2009. Atualmente, é coletada apenas uma amostra dos estudantes, os quais são sorteados para realizar a prova.

O Enade avalia, a cada ano, ingressantes e formandos dos cursos de um terço das áreas do conhecimento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), fará a mudança para atender a reivindicação das universidades. Com essa mudança, será possível a adesão da Universidade de São Paulo (USP) ao Enade. Tal instituição não é obrigada a aderir à avaliação do MEC por ser Estadual.

O universitário precisa participar da avaliação para ter direito ao diploma. Caso não participe, ele deve justificar a sua ausência ao Inep para regularizar sua situação. Sobre essa nova norma, a acadêmica do 4º semestre do curso de Comunicação Social, hab. Jornalismo, Aline Donato, afirma que “no caso da Unipampa é complicado, pois a universidade ainda está em fase de implantação”, mas ela acrescenta que “nas universidades já estabelecidas, esta avaliação é muito importante para identificar as boas universidades e os cursos mais bem estruturados”.

Nenhum comentário: