sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Câmara de Vereadores de São Borja vai ter maioria governista

Por Eduardo Silva e Fábio Silva


O resultado da eleição municipal de 2008 em São Borja foi inédito na história política da cidade. Desde a redemocratização, em 1985, nunca uma coligação havia conseguido reeleger o prefeito e, simultaneamente, atingir a maioria dos votos para o Legislativo. Na gestão 2009-2012, o prefeito Mariovane Weis, do PDT, em princípio, vai contar com o apoio de seis dos dez vereadores na Câmara Municipal: Farelo Almeida, Valério Cassafuz, Roque Feltrin e Celso Lopes do PDT, Beto Souza do PTB e Jeovane Contreira do PPS.

O secretário de planejamento e coordenador da campanha do PDT, Léo Tatsch, analisa o resultado eleitoral: “Foi um bom trabalho realizado e isso acaba refletindo também na Câmara de Vereadores. Fica mais fácil para o vereador trabalhar, por ter o que mostrar durante a campanha. Eles tinham o que falar sobre as obras”.

Para um dos eleitos, o vereador Celso Lopes, do PDT, a vitória governista é explicada tanto pela votação do prefeito quanto pela relação dos vereadores que concorreu: “O prefeito Mariovane se elegeu com uma diferença de certa forma expressiva e isso puxa toda a nominata, mas a qualificação dos candidatos do PDT fez com que também tivéssemos esta eleição majoritária”. Lopes, que foi reeleito, projeta um segundo mandato mais tranqüilo para o Executivo, já que “o prefeito vai poder trabalhar em sintonia com o Legislativo, o que ocorreu muito pouco nesse mandato (passado)”, ressaltando que espera poder participar mais da próxima administração.

No lado da oposição, o vereador Carmelito Lunardine do Amaral, do PT, que não conseguiu a reeleição, ironiza: “Não vai ter mais desculpa. As portas estão abertas para o desenvolvimento”, entendendo que o atual prefeito por vezes culpou a oposição no Legislativo por projetos não aprovados.

O taxista João Cândido Alves de Souza salienta a expectativa em relação ao próximo governo: “A tendência é melhorar, ele tem maioria na Câmara, pode ser que surja algum lá que queira ajudar ele a administrar, que vote um projeto bom dele, ajude na administração. Nós estamos com esperança”.

Nenhum comentário: