terça-feira, 25 de novembro de 2008

Movimento de torcedores se transforma em oportunidade


Francis Limberger e Vladson Ajala
Em dias de jogos de Grêmio e Internacional os bares e restaurantes de São Borja se transformam em pontos de encontro para muitos dos torcedores. O interesse popular em acompanhar as partidas de futebol, aliado ao bom momento vivido pela dupla Gre-nal se transformou em uma boa oportunidade de renda para empresários locais.

O movimento acontece porque boa parte dos jogos dos times gaúchos não é transmitida pelos canais abertos. Já a tevê por assinatura, onde todos os jogos estão disponíveis, apresenta custos elevados para a maioria das pessoas. Com isso, abre-se a oportunidade para donos de bares e restaurantes, que adquirem os pacotes de transmissão dos jogos de futebol e transformam isso em um atrativo para os seus consumidores. Para o torcedor Flávio da Silva, assistir os jogos do seu time em bares é muito mais acessível. “O preço da televisão a cabo é muito caro. Então, não é todo mundo que tem condições de pagar”, comenta.

Os gerentes dos locais que oferecem a transmissão de jogos de futebol aos clientes contabilizam bons lucros. Há uma estimativa, por parte dos gerentes, de que em dias de jogos o movimento e o consumo aumentam em até 80%. Joel Savrani, gerente de um estabelecimento local, credita esse movimento à paixão dos torcedores gaúchos. “Tendo o movimento, o pessoal passa e já chega para ver também. Isso com certeza aumenta o lucro do dia e ajuda no mês também”, afirma Savrani.

Atualmente é a Sport TV, da Rede Globo, que detém o direito de transmissão das partidas do campeonato brasileiro. Segundo informações divulgadas pelo grupo, o assinante tem o direito de transmitir comercialmente o conteúdo veiculado. Assim, não há nenhuma irregularidade no fato de bares e restaurantes transmitirem jogos de futebol.

Nenhum comentário: