quinta-feira, 25 de junho de 2009

Alunos de São Borja divulgarão a Unipampa num programa de rádio em Alegrete

Por Francis Limberger e Vladson Ajala


Um grupo de alunos do campus São Borja da Unipampa participa de um programa de rádio na sexta-feira, dia 26, e no sábado, dia 27, na rádio Minuano FM, em Alegrete. Os alunos Andreia Sarmanho, Guilherme Veiga e Ligiane Brondani serão acompanhados pelo professor Géder Parzianello, e orientados pelo radialista local Dariano Moraes.

A ideia do programa partiu da própria Rádio Minuano FM, que comunicou o interesse aos diretores do campus Alegrete da Unipampa. Segundo o diretor daquele campus, Almir Barros da Silva Santos Neto, os diretores é que decidiram repassar o convite aos acadêmicos de jornalismo de São Borja, já que neste campus funciona a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Pampa. Almir Barros da Silva Santos Neto analisa ainda a importância deste programa para a universidade: “será uma oportunidade de inserção como instituição de ensino, pesquisa e extensão na sociedade, possibilitando também divulgar os trabalhos feitos na academia. O programa deve abranger informações dos outros campus, e até congregar outras universidades da região”.

O programa, que vai divulgar a Unipampa, será apresentado ao vivo pelo radialista da Minuano, Dariano Moraes, e pelos alunos, além do professor Géder Parzianello. Mesmo assim, os acadêmicos de jornalismo passaram a semana gravando boletins que divulgam o trabalho da universidade, e que serão veiculados ao longo do programa. Parzianello comentou a oportunidade dos alunos colocarem em prática o que aprendem na academia. Segundo ele, na universidade a formação teórica precisa estar associada à prática, não é possível uma dissociação. São atividades importantes para a formação, funcionam como laboratório, e até por isso são necessárias que aconteçam com mais frequência, o que deve acontecer no momento em que o campus oferecer maior estrutura.

A aluna Andréia Sarmanho também destacou a oportunidade de produzir um trabalho que vai ir além da universidade e alcançar uma comunidade, mesmo que esta não seja de São Borja. Serão também experiências novas o trabalho em equipe, o dia-a-dia do fazer radiofônico e as participações ao vivo, inéditas para os acadêmicos da Unipampa. Andréia lembra ainda que não há espaços como este na mídia local, onde as matérias veiculadas são sempre gravadas no estúdio da universidade.

Você poderá ouvir as participações dos acadêmicos na sexta a tarde e no sábado de manhã, no site www.minuanofm.com.br

Nenhum comentário: