quinta-feira, 4 de junho de 2009

Previna-se no inverno

Por Ligiane Brondani e Daiele Tusi

Doenças respiratórias se agravam e deixam pessoas debilitadas nesta época do ano.

As doenças respiratórias costumam ser mais frequentes no inverno, podendo ser transmitidas e provocando sintomas desagradáveis. O que leva ao aumento de até 40% nas consultas médicas em clínicas especializadas. A doença mais comum nesta época do ano é a gripe, que geralmente é transmitida porque as pessoas se encerram dentro de suas casas em pequenas peças, não permitindo que o ar circule, assim como em creches e transportes coletivos.

Estas doenças podem ser diagnosticadas através de uma consulta médica especializada, contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, febre, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço (ao subir escadas, andar e fazer exercício) são alguns sintomas das doenças respiratórias. O tratamento mais aconselhável nem sempre é o farmacêutico, como ressalta o médico pediátra Luiz Carlos Porto: “O tratamento sintomático é o grande mercado da indústria farmacêutica. É só ver na TV o que tem de remédio para tosse e gripe. E ainda são corajosos a ponto de dizer: ‘Se não melhorou consulte seu medico’, só nesse país mesmo. A maioria dos remédios que aparecem na TV é desnecessária, tem muitos xaropes que é a mesma coisa, só mudam o nome e não são indicados pela medicina”, salienta Porto.

Acrescenta ainda, que o melhor tratamento é tomar bastante líquido para hidratar e o melhor expectorante é fazer nebulização com soro, que substitui o xarope.

O médico da Junta Militar do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada, Tiago Blanco Vieira, reforça formas de contração e prevenção de algumas dessas doenças mais freqüentes no inverno:
Asma: parar de fumar, evitar o acúmulo de ácaros em tapetes e carpetes, lavar agasalhos guardados por muito tempo antes de usá-los , promover a ventilação do ambiente

Pneumonia: em idosos com vacinas anti-gripais, e nas crianças com as vacinas dos calendários.

Rinite: Existem dois tipos de rinite: a viral e a alérgica. A viral é uma gripe mais acentuada, e a alérgica pode ser hereditária. A pessoa tem espirros frequentes e sequenciais, coriza o tempo todo, nariz e olhos avermelhados. Um modo de aliviar estes sintomas é diminuir a presença de agentes alérgicos e irritantes no nariz e em sua casa, como os poluentes e as substâncias químicas.

Sinusite: A sinusite é causada por uma inflamação dos seios da face. A pessoas sente dor de cabeça, febre, congestão nasal e dor nos seios da face. Para garantir uma boa função nasal basta fazer uma drenagem adequada das cavidades.

Nenhum comentário: