quinta-feira, 4 de junho de 2009

Atenção Motociclistas!

Por Fabio da Silva, Francis Limberger e Vladson Ajala
As motocicletas tem locais próprios para estacionar em São Borja. A mudança deve-se ao grande fluxo de veículos e ao aumento do número de automóveis e motos nas vias da cidade. Foram delimitados espaços para a colocação deste tipo de veículo em determinados dias da semana e horários. A sinalização destes locais é feita por meio de placas informativas e sinalização horizontal (no asfalto) e se localizam em esquinas, para facilitar a visibilidade dos condutores enquanto trafegam tanto de motos quanto de carros, assim evitando acidentes. Este novo tipo de estacionamento na cidade está valendo desde o dia vinte de abril, e só vale no centro, onde foram feitos oito destes locais.

Para estacionar motocicletas agora, durante determinados horários, não pode ser em qualquer lugar. Veja: em dias úteis, das sete até as dezoito horas, somente pode-se deixar a motocicleta nos locais sinalizados, próprios para elas; aos sábados das sete às treze horas, da mesma forma; aos domingos e feriados não existem restrições quanto ao estacionamento, pode estacionar em qualquer lugar delimitado como “permitido estacionar”.

Punições

Sobre as punições para o motociclista que não respeita esta nova forma de estacionar, o fiscal de trânsito Flávio da Silveira explica: “O motociclista que não respeitar, será penalizado com multa de caráter leve, terá de pagar o valor de R$ 85,12 e perderá de um a quatro pontos na carteira”. Silveira fala também sobre o caso de carro estacionar onde somente é permito o estacionamento de motos: “Se o carro estacionar onde só podem ficar as motos, o caso é diferente, porque aí a multa passa a ser de caráter grave, com perda de cinco a oito pontos na carteira e o valor a ser pago é de R$ 127,00.”

Lei divide opiniões

Entretanto a opinião dos condutores de motos divide-se. Osmar Oliveira, 48 anos, fala que anda de motocicleta há mais de cinco anos, e não acha necessário este tipo de estacionamento, segundo ele “a moto é um veículo pequeno e não atrapalha”. Opinião distinta de João de Assis, 35anos, que vê este fato de duas formas. A primeiro diz respeito à organização: “Com um lugar próprio para as motos, fica melhor e mais seguro de estacionar no centro”, argumenta Assis. Ele conta que também é proprietário de um carro, e como motorista achou a idéia muito boa. “Com estes estacionamentos vai acabar com aquelas motos que estacionam num lugar onde cabem dois carros e impossibilitam que outros carros estacionem”, conclui João de Assis.

Para quem deseja saber mais sobre o assunto é só entrar em contato com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), pelo telefone (55) 3431-4455 ou pedir informações para os fiscais de trânsito (azuizinhos) que trabalham nas ruas da cidade.

Nenhum comentário: