quinta-feira, 25 de junho de 2009

Unipampa define vagas para 2010 somente pelo Enem

Por Ligiane Brondani e Daiele Tusi

Dia 15 de junho abriram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Universidade Federal do Pampa é uma das 42 instituições públicas que aderiram a este método avaliativo como única forma de acesso ao ensino superior. Tal inovação traz muitas facilidades para o aluno, conforme explica o coordenador do processo seletivo, professor Carlos Dilli: “o novo Enem 2009 é uma grande possibilidade, um sistema que vai abrir as portas do ensino público e federal de qualidade neste país. A proposta é viabilizar e democratizar o acesso das vagas das Universidades aos estudantes. O Enem vem a facilitar o ingresso às universidades federais brasileiras”.

Outras universidades públicas também aderiram a este método avaliativo, entre elas as instituições gaúchas: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UPFel) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) com 50% da nota do ENEM e 50% do vestibular.

No ENEM, as disciplinas que antes eram definidas por conteúdos, agora são determinadas por áreas do conhecimento, como Códigos e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias. Isso estimula o raciocínio do candidato e desenvolve competências e afinidades, definindo um perfil mais analítico do aluno, como descreve o coordenador acadêmico do campus São Borja, Marcelo da Silva Rocha: “isso vai implicar em alunos diferentes para o ensino superior, com capacidades muito maiores para fazer relações entre as disciplinas. Um aluno com o perfil que se supõe que seja o do egresso, que é aquele aluno mais generalista e que tem um conhecimento interdisciplinar.”

A aluna do ensino médio Karina Pires deseja cursar agronomia na UNIAMPA, Campus Itaqui, e fala que esse novo processo vai ficar mais difícil em função da concorrência, mas analisa que o ponto positivo são as questões interdisciplinares, pois os alunos compreendem melhor este tipo de questão: “vai ficar mais complicado, quem faria vestibular, vai fazer o ENEM, vai aumentar o número de alunos, mas acho que é mais fácil fazer questões sobre conhecimentos gerais, apesar da minha escola ainda não estar adaptada a este novo processo”, salienta Karina.

Na UNIPAMPA, o número total de vagas é de 2100. As inscrições para quem deseja ingressar ao ensino superior na universidade vão até o dia 17 de julho, sendo gratuitas para quem estudou ou ainda está concluindo o ensino médio em escola pública. Aos demais a taxa é de R$35,00. O formulário de inscrição está disponível no site www.enem.inep.gov/inscrição.

Conforme o professor Rocha, para não haver possíveis problemas relativos à desinformação de como ingressar na universidade e como será o ENEM, o Campus São Borja promove, dia 02 de julho, uma palestra com o coordenador da comissão do processo seletivo, Carlos Gonçalves Dilli. O local e horário ainda não foram definidos, mas serão disponibilizados pelo site http://www.unipampa.edu.br/saoborja.

Nenhum comentário: