quinta-feira, 18 de junho de 2009

EAD desenvolve a educação em São Borja

Por Luana Raddatz e Kelen Rauber

Ontem, dia 16, aconteceu na Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, o primeiro encontro presencial dos cursos técnicos de educação à distância do programa E-Tec Brasil em São Borja. O município é pólo presencial do curso, onde se realizam aulas e as avaliações mensais, junto com outras seis cidades do Rio Grande do Sul.

Os cursos técnicos oferecidos são gratuitos, de Agroindústria e Agricultura com ênfase em fruticultura. A duração é de dois anos com aulas à distância e presenciais, provas e estágios.

Vicente Fuhrmann, morador das proximidades da Escola Ubaldo, comenta que o programa desenvolverá a educação profissional, pois, sendo gratuito, possibilita a educação para quem não tem oportunidade.

O pré-requisito para ingressar é estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A parceria é entre Governo Federal, Municipal e Instituto Federal Farroupilha, IFF, de Alegrete.

Serão abertos novos pólos em 2010. A condição é que as sedes tenham recursos de tecnologias como rádio, TV, hipermídia-interativa, internet, laboratórios de informática, data show que permite romper as barreiras da distância entre educação e comunidade.

Segundo Liliana Loebler, Coordenadora do EAD do IFF Alegrete, pelas perguntas que os alunos fizeram sobre os conteúdos nessa aula presencial, eles estão adquirindo conhecimento das aulas à distância.

Essa nova forma de ensino assegura a jovens e adultos trabalhadores, excluídos do sistema formal de educação, oportunizando uma alternativa de aprender buscando autonomia com estudo individualizado e independente.

A Coordenadora do Pólo de São Borja, Dalva Velasque, afirma que o público que procura os cursos é prefere o noturno. “Temos alunos donos de propriedades rurais e trabalhadores em geral”.

Nenhum comentário: