quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os desafios da redação do vestibular

Por Adir Machado, Eduardo Silva e Francieli Keller.

A cada ano, a redação do vestibular possui mais importância no ingresso à universidade. Enquanto decai o incentivo à leitura e boa escrita na escola. Nos últimos tempos, as escolas vêm perdendo a qualidade de ensino, principalmente quando se trata de preparação para vestibular. Não é em vão que muitos jovens reprovam nos vestibulares na fase da redação.

A maioria dos vestibulandos reclama de ser a parte mais difícil para a aprovação, alegando serem muito complexos os temas solicitados na prova.

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual de São Borja (CESB), Rita de Cássia Gay, os alunos da escola concluem o ensino médio preparados para enfrentar a avaliação. É o caso de Wilian Kirinus e Francine Carvalho Mendes, que concordam com a professora, revelando sentirem-se prontos para a redação.

Segundo Rita, o CESB não possui um projeto específico para o vestibular, mas durante o período são disponibilizados textos específicos para os alunos interessados testar os seus conhecimentos.

O professor doutor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Géder Parzianello, que já foi professor de língua portuguesa em escolas, analisa o formato tradicional de redação: “O formato condiciona o estudante a escrever em uma retórica vazia. Apenas a forma é valorizada. Corrige-se a estrutura, a ortografia, mas não corrigi-se conteúdo”.

Parzianello acrescenta que a construção argumentativa não vem recebendo a devida atenção que deveria: “A escola dá nota dez para redação de bom título, com um parágrafo de introdução bem feito, um desenvolvimento e uma conclusão bonita. Agora, se alguém pichar em um muro uma tese sociológica fantástica ainda assim será condenado”, conclui.

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