quinta-feira, 30 de abril de 2009

Acadêmicos procuram formas alternativas de leitura

Por Aline Donato e Bruna Bueno

Em muitas universidades, somente os livros disponibilizados pela biblioteca não são suficientes para satisfazer o interesse de seus acadêmicos. Um exemplo disso, acontece com alguns alunos da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, do campus de São Borja, que utilizam outros meios para complementar as temáticas que aprendem nas aulas.

A responsável pela biblioteca do campus, Dilva Carvalho Marques, aponta que toda biblioteca possui alguma área em deficiência. Por esse motivo, ela encara de maneira positiva a procura dos alunos por novas formas de ensino.

Prova disso, é o aluno do curso de Jornalismo, Francis Limberger, que freqüenta a Biblioteca Pública Municipal Getúlio Vargas, do município de São Borja, para realizar pesquisas acadêmicas e outras leituras. “Eu frequento a biblioteca a cada duas semanas e costumo retirar livros que não encontro na biblioteca da faculdade, como os de literatura e assuntos gerais, como cultura e política”, conta Limberger.

Outro meio muito utilizado atualmente como fonte de estudo e pesquisa é a internet. O aluno Filipe Vieira, também do curso de Jornalismo, a utiliza como ferramenta de pesquisa para os estudos. Segundo ele, esse meio está tão difundido que, alguns professores da universidade, chegam a disponibilizar textos para seus alunos através da internet.

“A internet é uma fonte que está disponível a todo o momento, e o acesso a ela não tem restrições. Qualquer pessoa pode usá-la, e em uma biblioteca nem sempre isso funciona. Em algumas universidades, por exemplo, as obras só são disponibilizadas para as pessoas que fazem parte da universidade”, opina Vieira.A bibliotecária Dilva Carvalho Marques ressalta ainda que, no momento, a única deficiência do campus de São Borja, em relação à bibliografia disponibilizada aos alunos, é na área de Ciências Políticas. “Isso ocorre porque é um curso novo. Os professores ainda estão nos passando as sugestões de bibliografia para que elas sejam adquiridas”.

O aluno Francis Limberger, porém, acredita que o acervo da biblioteca pode ser ampliado com, por exemplo, livros de literatura. “Mas não podemos esquecer que frequentemente a biblioteca procura diversificar seu acervo, adquirindo novos títulos”.

Além dos professores indicarem os livros, os alunos da Unipampa também podem recomendar obras bibliográficas através desse link ou na própria biblioteca. Após a sugestão feita pelos acadêmicos, os livros são avaliados pelo coordenador de cada curso para saber se realmente existe a necessidade de suas aquisições.

Nenhum comentário: