quinta-feira, 23 de abril de 2009

Falta de verba atrasa conclusão do prédio dos bombeiros

Por Filipe Vieira e Natiele Corrêa

Localizado na Júlio Tróis, esquina com a Borges do Canto, as novas instalações do quartel dos bombeiros foi uma reivindicação da comunidade samborjense, através de uma consulta popular, ocorrida em 2004. Apesar da construção já ter a primeira parte concluída, não há previsão para término das obras.

A proposta da mudança do quartel dos bombeiros vinha sendo discutida há alguns anos e pôde ser concretizada através de um convênio entre FUREBOM (Fundo Municipal de Recursos dos Bombeiros), a Prefeitura Municipal de São Borja e a União. No entanto, o capital investido até o momento foi disponibilizado somente pelo município. Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Projetos, Léo Tatsch, o orçamento da construção é de 700 mil reais, sendo que desses, foram gastos aproximadamente 390 mil na primeira etapa.

A construção se constitui de três etapas. A primeira compreende a construção do prédio; a segunda consiste na parte de apoio às atividades desenvolvidas pelos bombeiros; e a terceira é a etapa de paisagismo do local. Apesar da primeira parte do prédio estar concluída, de acordo com Tatsch, a falta de recursos, inclusive os que seriam repassadas pelo Estado, está prejudicando a transferência do quartel dos bombeiros para as novas instalações.

Embora não haja previsão para o término das obras, há grande expectativa quanto aos benefícios para a comunidade com essa mudança, como cita o micro-empresário Flávio Fernandes, que acredita que apesar do atraso nas obras, a mudança irá facilitar o deslocamento dos bombeiros para qualquer área da cidade.

De acordo com o comandante dos bombeiros, Tenente Avilson Sinval, as novas instalações irão possibilitar um atendimento mais eficaz e ágil às ocorrências por se tratar de um local estratégico. Será possível, também, acomodar e distribuir os equipamentos, além de permitir instruir com mais eficiência os vinte e sete homens que compõe o efetivo.

Além de São Borja, atualmente, o corpo de bombeiros realiza atendimentos nas cidades de Maçambará, Garruchos e Itaqui.

Nenhum comentário: