quinta-feira, 2 de abril de 2009

Feira de chocolate movimenta Páscoa São-Borjense


Por Deise Kober e Sirlene Kaefer

Quem está à procura de preço acessível e produtos diferenciados para a Páscoa tem a possibilidade de encontrar na feira de chocolate “o melhor da Páscoa”. São mais de quinze feirantes vendendo chocolates, bombons, ovos e coelhinhos artesanais com qualidade e preços em conta. A feira acontece há 19 anos, trazendo diferenciação no mercado de chocolates. Este ano, acontece entre os dias 7 e 11 de abril, das 9 às 20h, na Rua General Osório, 2205, Centro.

Além de apresentar preço baixo e nova alternativa de presentear, a feira também representa bons negócios e renda complementar para os feirantes. Cada vendedor paga R$ 60,00 de aluguel pelo espaço para a exposição e tem direito a uma camiseta. Como é o caso da agente de saúde, Maria Darci, que auxilia a renda familiar expondo seu produto na feira. “O lucro obtido é considerável, pois cobre todos os gastos e ainda sobra para ajudar nas despesas do mês”, afirma Maria.
Segundo a assessora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais, Carolina Pereira: “o objetivo da feira é ajudar as chocolateiras. A feira é uma organização entre a Prefeitura Municipal de São Borja e EMATER/ASCAR da cidade”. A Prefeitura colabora com a publicidade do evento, som e local. Já a EMATER proporciona cursos para as comerciantes, informações específicas, como armazenamento correto do chocolate, receitas caseiras, preparo dos ingredientes e táticas de vendas.

A comunidade apóia o evento e participa, seja comprando os produtos ou apenas visitando. De acordo com a extensionista social da EMATER/ASCAR – RS, Andréa Lencina Balbueno, o evento é muito importante, principalmente porque movimenta a economia local, fazendo a moeda circular na cidade. A organização pretende crescer, fazendo da feira uma cooperativa, por isso, ela foi agregada a um único local. Andréa ressalta que, o principal problema do evento é captar recursos financeiros e donativos, pois nenhuma empresa privada participa.

A história da feira

A primeira edição da feira de chocolate aconteceu na páscoa de 1990. A idéia era amparar as artesãs e aproveitar a ocasião para melhorar a venda de chocolates. De acordo com uma pesquisa do ibope realizada no ano passado, o Sul é a segunda região do país no consumo por indivíduo de chocolate. Sendo também, que a Abicap – Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – contabiliza que a Páscoa é o período que responde por 15 a 20% da renda anual das fábricas de chocolate do Brasil.

Nenhum comentário: