quinta-feira, 23 de abril de 2009

Reitora reúne-se com acadêmicos da Unipampa - Campus São Borja

Por Felipe Severo
Visita faz parte do itinerário pelos dez campi e teve a presença do Presidente do Poder Legislativo Municipal, Farelo Almeida


Na noite desta quarta-feira, 22/4, às 18h30, a Reitora da Universidade Federal do Pampa, Maria Beatriz Luce, em visita ao campus para reunião mensal do conselho de dirigentes, reuniu-se também com os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social para ouvir as demandas necessárias para suas formações. Os alunos tiveram a oportunidade de expor pessoalmente à reitora os problemas que vem enfrentando diante a falta de laboratórios de foto e TV, bem como a ausência de técnicos especializados para operarem os equipamentos.

Antes mesmo dos estudantes se pronunciarem, o vereador Farelo Almeida (PDT) se mostrou preocupado com a falta de suporte do campus, o que pode atrasar a formação dos acadêmicos das primeiras turmas que ingressaram. A reitora adiantou que não acredita que a formação irá atrasar, embora considere que exista a probabilidade mínima de que isso aconteça.

Os alunos puderam justificar o motivo da manifestação estudantil ocorrida quarta-feira passada, 15/4, em frente ao prédio da Unipampa-São Borja, onde reivindicaram a vinda dos laboratórios, contratação de técnicos e a regulamentação do seguro para os estagiários do curso de Serviço Social. Disseram por que culminou em um protesto de tamanha envergadura, que repercutiu em todo RS. O evento foi uma unanimidade entre os acadêmicos, depois que os e-mails enviados à reitoria apontando suas necessidades não foram respondidos. Mais de 400 mensagens foram emitidas, mas a reitora afirmou que devido a um ataque de hackers no provedor, os e-mails foram deletados. Diante do descaso considerado pelo alunos, foi realizada a manifestação. “A paralisação e o impedimento de que alunos, professores e funcionários entrassem na universidade foi a forma que encontramos de chamar a atenção para os nossos problemas, para que soluções efetivas sejam tomadas”, afirmou a estudante de jornalismo, Analice Azevedo.

Maria Beatriz reiterou o que estava no documento emitido dia 15/4, que foi solicitado pela manifestação, que as providências estão sendo tomadas e que os editais estarão sendo abertos em breve para aquisição de equipamentos para os minilaboratórios de foto e TV; que o laboratório de foto depende apenas do espaço físico para sua instalação, e que o objetivo é ofertar as disciplinas que dependem desse material no segundo semestre de 2009. Disse ainda que o concurso para a contratação de técnicos será realizado no final do mês de junho próximo, com nomeação e posse previstas para julho ou agosto. E que a burocracia que impedia a regularização do seguro para que os estudantes de Serviço Social pudessem estagiar já está encaminhada e as apólices providenciadas.

Os acadêmicos irão aguardar os prazo estipulados pela reitoria. Entre críticas e elogios pela manifestação, os acadêmicos tem uma certeza: o documento e a palavra da reitora para que as coisas aconteçam em breve. Do contrário, o movimento estudantil pode reclamar novamente.

Nenhum comentário: