quinta-feira, 2 de abril de 2009

UNIPAMPA terá concurso público para professores e servidores


Por Nelson Nicolli e Renato Ferigollo
Concurso público, ainda sem data definida, será realizado este semestre para agregar novos professores e servidores para a UNIPAMPA. Segundo o Coordenador Acadêmico do campus de São Borja, Marcelo Rocha, para o campus local serão ofertadas oito vagas para docentes.

Rocha especifica o número de vagas ofertadas: “São professores que vão suprir vagas, por exemplo: uma vaga para Jornalismo, uma vaga pra Serviço Social, três vagas pra Ciências Políticas, duas vagas pra Publicidade e Propaganda e uma vaga para um professor com perfil generalista (professor que pode dar aula em vários cursos)”. O coordenador afirma que a graduação exigida para os candidatos às vagas é de doutorado, salvo em casos especiais de algumas áreas, onde a exigência é somente mestrado. O candidato aprovado deve ter ainda dedicação exclusiva ao trabalho.

Quanto às provas, o coordenador explica a forma de avaliação dos candidatos: “O candidato passa por uma prova escrita, por uma prova didática, por um memorial, onde ali ele explica sua trajetória acadêmica e pela contagem de pontos do currículo (currículo Lattes). São nessas quatro etapas que podemos observar que é um concurso bem criterioso”, afirma Rocha.

Já em relação ao concurso para servidores o edital sairá esta semana, informando oficialmente o número de vagas que serão ofertadas, os requisitos necessários e as datas das provas. A diretora do campus da UNIPAMPA – São Borja, Denise Silva, explica que o concurso para servidores haverá 180 vagas para todos os campi, sendo uma pequena parcela destas destinadas para São Borja. “Nós temos dez vagas. A questão que está sendo discutida é a distribuição desse pessoal em quais funções deverão atuar”, afirma Denise. Para a maioria dos cargos ofertados aos servidores, a graduação exigida é de ensino médio completo e apenas algumas vagas necessitam de formação superior.

Após aprovados, os professores e servidores começam a trabalhar no segundo semestre deste ano. A Diretora do campus de São Borja acredita que com este concurso será suprida a carência de docentes e técnicos.

Nenhum comentário: