quinta-feira, 30 de abril de 2009

Campanha de vacinação imunizou 25% da população idosa de São Borja

Por Chaiane Ferrazza e Karin Franco

Começou esta semana a campanha de vacinação contra a gripe, dirigida aos idosos acima de 60 anos. A campanha se estenderá até o dia oito de maio, sexta-feira. As vacinas estão sendo disponibilizadas em 13 pontos fixos espalhados pela cidade e mais um ponto móvel.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de São Borja, até a última segunda-feira, dia 27, apenas 25% da população idosa da cidade foi imunizada. A prioridade está sendo para a população idosa, pois estes estão mais vulneráveis a adquirir o vírus, além de que a gripe pode causar danos mais sérios em pessoas nesta faixa etária, como a pneumonia.

Após o término da campanha serão disponibilizadas, gratuitamente, doses para o restante da população. A vacina também pode ser feita junto com a da febre amarela.

Vale lembrar:

De acordo com a enfermeira Arriete Pereira, a vacina é contra-indicada para pessoas com alergia ao ovo de galinha, que tenham tido alguma reação severa em alguma dose anterior da vacina ou pessoas que possuem problemas neurológicos. Ela lembra que pessoas que tiveram alguma gripe após fazer a vacina, tiveram essa reação, pois a pessoa já estava com o vírus.

A recomendação é de que, antes de se vacinar , a pessoa observe se possui algum sintoma da gripe, como dores no corpo ou febre. Caso sinta algum sintoma, aconselha-se que ela espere que esses sintomas passem, para somente depois fazer a vacina. A enfermeira ressalta que quanto mais se participar da campanha, mais imune a pessoa fica à gripe.

Nenhum comentário: