quinta-feira, 23 de abril de 2009

Incentivo à preservação ambiental

Por Greice Meireles e Mariele Campos
Preservação ambiental é um tema muito discutido atualmente. Cada vez mais, há necessidade de conscientização para realizar os cuidados com o meio ambiente. Mesmo em cidades pequenas, como São Borja, é visível os descuidos a natureza.

Visando melhores condições para o meio ambiente e com a intenção de incentivar a preservação, surgem, no município, projetos para esse fim. Empresas promovem, entre funcionários e clientes, projetos de preservação.

O gerente de uma das empresas que trouxe ao município, há dois meses, um projeto de sustentabilidade enfatiza que o fator mais importante do projeto é a conscientização do problema ambiental e que cada cidadão pode fazer a sua parte. Diz que incentiva a sociedade adquirir o hábito de separar os lixos de acordo com a categoria adequada. Porém, lamenta por São Borja não ter um sistema de coleta seletiva: “a gente incentiva e faz a separação, mas no fim, na coleta dos lixos, eles são colocados todos juntos e depois esmagados”.

Nessa empresa, é proposto a cada funcionário promover um meio de reduzir a degradação da natureza dentro de sua casa. Além desse projeto de reciclagem, a empresa pretende plantar pela cidade 30.000 árvores, mas ainda não tem previsão de quando se iniciará a campanha.

Outra iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul é o projeto das sacolas de mercado retornáveis. Os clientes ganham uma sacola de material mais resistente, feitas de bolsas de lona, assim trazem a mesma sacola quando voltam às compras. Um supermercado de São Borja implantou a incentiva em outubro de 2007 e, desde então, a idéia tem dado certo e os consumidores têm aceitado e ajudado a manter. Conforme o gerente, João Protásio, os clientes que mais colaboram são, em geral, os de idade avançada. “O projeto, mais do que diminuir os gastos com as sacolas plásticas, pretende reduzir o impacto ambiental”, ressalta.

Nenhum comentário: